Lady Gaga e o receituário pop:

02/05/2010 10:32

Já faz mais de um ano que Lady Gaga estreou oficialmente nos palcos e nas pistas de dança do mundo. Lançou seu primeiro disco, “The Fame”, em abril de 2008, mas somente em janeiro do ano seguinte conseguiu que seu single, “Just Dance”, alcançasse o número 1 das paradas mundiais. Demorou muito? Que nada.

Nesse tempo “todo”, Lady Gaga já coleciona uma infinidade de fatos que a colocam como a cantora pop mais falada do momento, sejam esses aspectos musicais ou não. Fatos externos, aliás, que ela contabiliza de maneira audaz e parece não se preocupar com suas conseqüências. No receituário pop, vale de tudo, e é isso que a cantora está atrás. Tudo bem, ela tem um inegável talento, cantando bem na maioria das músicas e sendo esperta o bastante para se rodear dos melhores produtores e músicos que tem à disposição. Isso não é demérito, pelo contrário, é uma maneira de potencializar seu próprio talento e fazer com que sua voz chegue a todos os ouvidos.

E assim vai Lady Gaga, essa americana de descendência italiana de Nova York que se inspirou numa música do Queen (“Radio Ga Ga”) para nomear a si própria. E que, mais do ninguém hoje na música pop, consegue equacionar a música que faz com o ambiente pop em que vive. Esse mundo é cruel para quem não sabe lidar, para quem realmente leva a sério o TMZ e outras publicações de fofoca e entretenimento barato dos EUA. Ela não. Brincar com tudo isso faz parte do momento.

No entanto, como nem tudo são flores, o problema dessa geração talvez seja a pressa. Pressa de ser logo a primeira em tudo no mínimo tempo possível. E Lady Gaga está indo para esse caminho. A maior ídolo pop de todos os tempos, Madonna, demorou 25 anos (ou mais) para conseguir juntar em seu currículo uma ficha corrida de feitos musicais e não-musicais: canções estouradas, casamentos fracassados, mais canções estouradas, polêmica sexual, choque pelo visual, problemas com a mídia, casamento com a mídia, mais hits estourados…. Tudo isso com muito suor, pop e cerveja, é claro.

Depois de Madonna, qualquer cantora pop que queira notoriedade vai ter que fazer muito mais do que uma pá de músicas de sucesso e rebolar seu corpo escultural em frente às câmeras. Isso é fato.

Baseado no sucesso de Lady Gaga, o Café com Pop preparou uma lista especial para quem quer seguir os passos da cantora.

P.s: Má

 

 

 

Voltar
Crie um site grátis Webnode